O nome científico dessas plantinhas é Tillandsias e elas fazem parte da família das Bromélias. São plantas aéreas e a maioria habita as árvores e absorve seus nutrientes e umidade do ar, através de escamas prateadas. São mais de 400 espécies e é o género que apresenta o maior número de espécies espalhadas pelas Américas.
![]() |
Ionantha Fuego, Tectorium e Spanish Moss, respectivamente |
Existem diversos tipos de air plants, sendo a mais comum a Ionantha Fuego. As mais caras são as Tectorium e Spanish Moss, mas que também podem ser encontradas em diversos sites brasileiros e floriculturas. No Brasil, existem cerca de 40 diferentes espécies de Tillandsia.

Elas são ótimas opções para decorar a casa, já que não precisam de muita luz. Tillandsias estão entre as plantas mais rústicas e resistentes do reino vegetal. Saiba como cuidar de uma:
1. Água:
Air Plants gostam de água. O ideal é regar sua planta de 2 a 3 vezes por semana, seja com um burrifador ou você também pode imergí-la-a completamente na água por 3 a 4 horas, uma vez por semana. Procure usar água filtrada.
2. Iluminação:
Air Plants gostam de luz, mas não de sol direto por muitas horas. Procure deixar sua Tillandsia em um local bem iluminado e de preferência com circulação de ar. Algumas plantas podem tomar algumas horas de sol pela manhã, geralmente as de folhas mais esbranquiçadas.
3. Nutrientes:
Air Plants capturam os nutrientes a partir de suas folhas, e não das raízes, que servem apenas para fixar as plantas nos troncos das árvores. Não é necessário adubar sua Tillandsia, no entanto, se quiser, use adubo para orquídeas na proporção de ¼ da dosagem recomendada.

Nenhum comentário:
Postar um comentário